Os irmãos que tocam instrumentos musicais e cantam na igreja, certamente ajudam a embelezar os nossos ajuntamentos, mas eles não podem dizer que fazendo essas coisas, estão cumprindo o seu ministério. Tocar e cantar ajuda no ministério, porém, não são o ministério.
São dois os ministérios comuns a todos os santos - ser testemunha (proclamar) e servir nas juntas e ligamentos do corpo (discipulado e companheirismo).
MINISTÉRIO DE TESTEMUNHAR
E PROCLAMAR
2 Coríntios 5. 20: Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.
1 Pedro 2. 9: Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Todos os que creram, se arrependeram e foram batizados, sim, todos, sem exceção, são chamados e vocacionados por Deus para testemunharem diante dos homens e proclamarem as virtudes de Jesus a eles. Esse chamado não é apenas para pastores e missionários, é para todos os salvos. Todos somos chamados para pregar o evangelho, todos somos missionários! Os irmãos que contribuem com o seu dinheiro para a obra missionária, certamente estão fazendo algo maravilhoso, porém, isso não lhes isenta de testemunharem e proclamarem na sua localidade.
Quando é que o Propósito Eterno começa na vida de uma pessoa? Certamente quando ela crê no testemunho e na proclamação. A pregação que fazemos determina o tipo de convertido que teremos. Tudo começa pela proclamação! Entretanto, muitos têm pregado o evangelho do mundo, o qual eu chamo também de "evangelho de satanás". Mundano, satânico, e, tem produzido crentes tão sujos e mundanos como nunca se viu antes na história protestante. Temos que anunciar o Evangelho do Reino de Deus.
O que é o Evangelho do Reino? Evangelho significa "boas notícias" e reino é "governo". Assim, Evangelho do Reino são as boas notícias do governo de Deus sobre os homens. É a proclamação da vida e obra de Jesus e o seu senhorio sobre nós. O território onde Deus não reina chamamos de "reino das trevas". O território onde o Reino de Deus ou o reino das trevas se estabelece é a mente e coração dos homens.
Que tipo de evangelho temos semeado? Temos anunciado a Porta Estreita e o Caminho Apertado ou a porta e o caminho largos? E os frutos que temos colhido, são bons ou ruins? Débeis ou fortes? O evangelho que anunciamos vai determinar se teremos apenas "crentes" ou verdadeiros discípulos de Jesus. "SE PREGARMOS SALVAÇÃO SEM AS CONDIÇÕES PARA SEGUIR A CRISTO, NÃO FORMAREMOS VERDADEIROS DISCÍPULOS!"
Os apóstolos anunciaram Jesus como o Senhor absoluto (KYRIOS), e esta palavra aparece mais de 600 vezes no Novo Testamento, referindo-se a Ele. Na primeira pregação após a descida do Espírito Santo, Pedro declarou, "a este Jesus a quem vós crucificaste, Deus o fez SENHOR e Cristo" (At 2. 36). É preciso confessar a Jesus como o Senhor absoluto (Rm 10. 9), crê em Jesus como o Senhor (At 16. 31). "SÓ A PREGAÇÃO QUE APRESENTA JESUS COMO SENHOR ABSOLUTO, PODE TRAZER VERDADEIRA SALVAÇÃO!"
Muitos de nós temos incorrido no erro de anunciar um evangelhozinho centralizado no homem e suas necessidades e não em Deus. Anuncia-se ofertas e bençãos e não renuncia e cruz. MUITA GENTE ESTÁ NA IGREJA POR MEDO DO INFERNO, MAS O DISCÍPULO ESTÁ EM CRISTO PORQUE AMA A ELE MAIS DO QUE A SI MESMO!
O Propósito Eterno de Deus exige "filhos semelhantes a Jesus para a sua glória". Se o padrão é tão exigente assim, o evangelho que pregamos também deve ter alta exigência. O ARREPENDIMENTO É UMA MUDANÇA DE ATITUDE, DE MENTE, UMA MUDANÇA INTERIOR. O evangelho das "bençãos" muda algumas coisas no homem, mas não o transforma de dentro para fora. Veja a exigência do verdadeiro Evangelho: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois Ele subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2. 5
-8)." Tudo isto está plenamente de acordo com as palavras de Jesus em Marcos 8. 34-35 e Lucas 14. 25-33.
O Plano Eterno de Deus começa pela verdadeira pregação (kerigma), que é o Evangelho do Senhorio absoluto de Jesus. TODOS SOMOS VOCACIONADOS POR DEUS PARA PROCLAMARMOS ESTE EVANGELHO!
Por Helmo Albuquerque
Que tipo de evangelho temos semeado? Temos anunciado a Porta Estreita e o Caminho Apertado ou a porta e o caminho largos? E os frutos que temos colhido, são bons ou ruins? Débeis ou fortes? O evangelho que anunciamos vai determinar se teremos apenas "crentes" ou verdadeiros discípulos de Jesus. "SE PREGARMOS SALVAÇÃO SEM AS CONDIÇÕES PARA SEGUIR A CRISTO, NÃO FORMAREMOS VERDADEIROS DISCÍPULOS!"
Os apóstolos anunciaram Jesus como o Senhor absoluto (KYRIOS), e esta palavra aparece mais de 600 vezes no Novo Testamento, referindo-se a Ele. Na primeira pregação após a descida do Espírito Santo, Pedro declarou, "a este Jesus a quem vós crucificaste, Deus o fez SENHOR e Cristo" (At 2. 36). É preciso confessar a Jesus como o Senhor absoluto (Rm 10. 9), crê em Jesus como o Senhor (At 16. 31). "SÓ A PREGAÇÃO QUE APRESENTA JESUS COMO SENHOR ABSOLUTO, PODE TRAZER VERDADEIRA SALVAÇÃO!"
Muitos de nós temos incorrido no erro de anunciar um evangelhozinho centralizado no homem e suas necessidades e não em Deus. Anuncia-se ofertas e bençãos e não renuncia e cruz. MUITA GENTE ESTÁ NA IGREJA POR MEDO DO INFERNO, MAS O DISCÍPULO ESTÁ EM CRISTO PORQUE AMA A ELE MAIS DO QUE A SI MESMO!
O Propósito Eterno de Deus exige "filhos semelhantes a Jesus para a sua glória". Se o padrão é tão exigente assim, o evangelho que pregamos também deve ter alta exigência. O ARREPENDIMENTO É UMA MUDANÇA DE ATITUDE, DE MENTE, UMA MUDANÇA INTERIOR. O evangelho das "bençãos" muda algumas coisas no homem, mas não o transforma de dentro para fora. Veja a exigência do verdadeiro Evangelho: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois Ele subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2. 5
-8)." Tudo isto está plenamente de acordo com as palavras de Jesus em Marcos 8. 34-35 e Lucas 14. 25-33.
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