google-site-verification: googleda986d7809efab7d.html CONGREGACIONAL da SILVA: O PROJETO DE DEUS PARA A IGREJA - O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS. PARTE 1

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O PROJETO DE DEUS PARA A IGREJA - O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS. PARTE 1

           Na vida colocamos metas, alvos, propósitos, traçamos planos. Deus também trabalha assim, aliás, nós aprendemos com Ele. Mas para a igreja, Deus já tem um plano bem definido que é o Seu Propósito Eterno.
        Percebemos que algumas igrejas são bem organizadas como uma empresa, outras, nem tanto, e poucas, pouquíssimas são de fato um organismo vivo. Funcionamos em departamentos que vão empurrando a igreja, mas que não faz dela um organismo vivo. Isso se dá por não sabermos exatamente o que Deus quer. E o que Deus quer?

        Deus tem um Propósito para a humanidade, Ele nunca mudou de plano, nunca desistiu de ser Pai de uma família de muitos filhos semelhantes a Ele para a sua glória, e, devemos ter o entendimento de que tudo o que fazemos na igreja é para cooperar com este Propósito. Chamamos a este plano de Deus de Propósito Eterno porque já estava no coração dEle antes da fundação do mundo.


         Com que Propósito Deus criou o homem?


       "Ele queria uma família de filhos semelhantes a Ele para a sua glória"(Gn 1.26; Gn 5.1; Mt 5.48). Uma família com o caráter dEle, que expressasse seu amor, sua santidade, sua imagem e semelhança.


         O que deu errado no plano?



         O homem se rebelou (Rm 3.12; Ec 7.29; Gn 3.1-6;), se estragou, se tornou inútil para o Propósito de Deus, se fez inimigo de Deus, deixou de ser filho e perdeu a Sua imagem. O homem passou a ser alvo da ira de Deus e merecedor do castigo eterno, foi afastado da presença de Deus. Com o pecado, o homem não era mais do jeito que Deus o fez. Estragado e sem a vida e caráter de Deus, não podia mais fazer parte do Propósito Eterno, pois se tornou outra criatura. Adão e todos os seus descendentes estão apodrecidos pelo pecado.


         Deus desistiu?



         Não desistiu (Hb 6.17; Is 46.10). Como aquela raça estava estragada e Deus não desistiu do seu Propósito Eterno de ter "uma família de filhos semelhantes a Ele para a sua glória", a solução foi criar uma nova raça através do "novo nascimento"(1 Co 15.45-49). 



         A salvação do homem é o Propósito Eterno de Deus?



        Não, definitivamente não. A salvação foi o meio que Deus providenciou para criar uma nova raça e assim cumprir o seu Propósito Eterno. Ele enviou seu Filho Jesus, o último Adão. O primeiro Adão se tornou rebelde, independente de Deus. O último Adão, Jesus, sempre fez a vontade do Pai, sempre lhe agradou e foi obediente até a morte (Jo 4.34; 8.29; Fp 2.8). Portanto, em Jesus Cristo, o Pai Eterno providenciou o meio de trazer o homem de volta ao seu Propósito Eterno, salvando-o, e, fazendo do seu Filho primogênito o cabeça de uma nova criação.
        Para o apóstolo Paulo a salvação não era um fim em si mesma. Ele acreditava na importância vital da salvação como um meio de trazer o homem de volta ao Propósito Eterno de Deus. Ele sabia que o Propósito de Deus era a família eterna (Ef 1.4-5; Rm 8.28-29). Ele entendia que seu trabalho não consistia apenas em resgatar o homem, mas em apresentá-lo perfeito em Cristo (Cl 1.28; Gl 4.19).
        A salvação é portanto, o meio que Deus providenciou para criar uma nova raça de homens semelhantes a Ele para a sua glória.


        Jesus é a imagem e semelhança do Pai?



        Sim, Ele é como seu Pai, perfeito, amoroso, misericordioso, justo, manso e humilde. Então o Propósito Eterno de Deus pra nós é que sejamos semelhantes a Jesus, UMA FAMÍLIA DE FILHOS SEMELHANTES A JESUS PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI(Rm 8.28-29).
        Uma família - nos fala de unidade. Dentro do Propósito Eterno de Deus está ressaltada a sua vontade de que sejamos UM (Jo 17.21-23; Ef 4.1-6).
        Filhos - nos fala de multiplicação. Deus quer uma grande família, muitos filhos. Dentro do Propósito Eterno de Deus está intrínseco a necessidade da PROCLAMAÇÃO (Mt 28.18-20).
        Semelhantes a Jesus - nos fala de edificação. Deus quer quantidade, mas também exige qualidade de vida e o modelo é Jesus (1 Jo 2.6; Mt 11.29; 1 Pe 1.15; Jo 13.14-15,34; 17.18; Cl 3.13).



         E nós, os salvos?



         O Propósito Eterno de Deus é o nosso chamado, é a nossa vocação!!! Todos fomos chamados para ser filhos de Deus e fomos chamados para ser semelhantes a Jesus (2 Tm 1.8-9; Rm 8.28-29; Ef 1.18; 4.1; Fp 3.12-14; 2 Pe 1.10). 

        O Propósito Eterno de Deus é o norte da igreja, é o norte de cada discípulo, é o alvo, é a soberana vocação, é o supremo chamado de Deus pra nós. Somos cooperadores no propósito de Deus, e, cada pessoa que é feita filha de Deus deve ser conduzida pela igreja à ser semelhante a Jesus, para a glória de Deus Pai, ALELUIA!!!
         Colossenses 1. 27-28: O mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado aos seus santos. A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vós, a esperança da glória.
        
         Por Helmo Albuquerque

Nenhum comentário :

Postar um comentário