google-site-verification: googleda986d7809efab7d.html CONGREGACIONAL da SILVA: A ORDEM QUE JESUS NOS DEU.

terça-feira, 24 de maio de 2016

A ORDEM QUE JESUS NOS DEU.

                   “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” 
                                      Mt 28.18-20.

     Após ter realizado a sua obra redentora na terra e ter ressuscitado de entre os mortos, Jesus, está novamente com os seus discípulos. Esse é o momento muito esperado por Ele, pois dará uma ordem aos seus discípulos, ordem essa que mudará a história. Tudo o que Ele fez o conduziu a esse momento de dar essa ordem, "indo, fazei discípulos de todas as nações". 
     Durante três anos e meio os discípulos de Jesus estiveram com Ele (Mc 3. 14) ouvindo os seus ensinamentos e vendo o seu exemplo. Testemunharam tanto a sua morte como também a sua ressurreição. Sabiam que Ele vivia o que ensinava, que suas ações estavam de acordo com as suas palavras, pois ensinava com autoridade (Mt 7. 28 - 29). Então, quando Jesus lhes deu a ordem para fazerem discípulos de todas as nações, eles entenderam claramente o que Jesus queria que fizessem. Entenderam que o seu Senhor queria que eles fizessem com outros a mesma coisa que Ele havia feito com eles.
     Não é fazer "crentes" ou "reunião de crentes", é muito mais que isso. Fazer discípulos é a ordem máxima, e, todas as outras coisas que Jesus ordenou estão dentro da ordem "fazei discípulos". Temos feito todo tipo de atividades que dizemos ser para Deus, mas não temos feito o que Ele realmente quer.., que façamos discípulos. E o resultado disso são igrejas cheias de gente fraca na fé, gente sem entendimento espiritual e gente que não passou pelo novo nascimento.
     Fazer discípulos é, batizar aquele que creu no Evangelho do Reino, ensiná-lo a guardar todas as coisas que Jesus ordenou, e, para que isso aconteça, o novo convertido precisa estar com a pessoa que o discipula, assim como os primeiros discípulos estavam com Jesus. Os discípulos aprendem vendo o discipulador fazer. Mas não é isso que temos visto...

         FAZER DISCÍPULOS NÃO É FAZER REUNIÕES
       

   É certo que as reuniões têm sua importância, mas elas jamais substituirão o "fazei discípulos". Toda a nossa energia é gasta em tantas atividades que não formam discípulos para Jesus, aí nos cansamos e não fazemos o essencial, que é "fazer discípulos". PRECISAMOS ENTENDER QUE O NOSSO MINISTÉRIO CONSISTE EM NOS DEDICARMOS A POUCOS, ASSIM COMO JESUS FEZ (Mc 3 14).
   Para fazer discípulos é preciso se relacionar, mas não é um relacionamento superficial de "alô" e "paz do Senhor". O servo que faz discípulos se entrega de corpo alma e espírito a este serviço. Ele dá a sua vida, seu lar, seus bens, seu  tempo. Ele se dá a conhecer e conhece os seus discípulos, pois são amigos. Ele os ama, convive com eles, mostra-lhes mansidão e humildade, servindo como suporte (Ef 4. 2). Ele os instrui na doutrina dos apóstolos, repreende-os, corrigi-os, abençoa-os, anima-os, ri com eles, chora com eles, leva as cargas, forma o caráter de Jesus em todas as áreas da vida deles (Cl 1. 27 - 29).

     FAZER DISCÍPULOS É MAIS QUE INFORMAR, É FORMAR JESUS NO DISCÍPULO.

    Depois de batizado, o novo convertido deve ser ensinado a "guardar tudo quanto Jesus ordenou". Ele precisa ver Jesus na vida do seu discipulador. O Alvo de todo discípulo é ser como Jesus (Lc 6. 40) para a glória de Deus Pai, e, o discipulador precisa ser como Jesus para servir de exemplo ao discípulo (1 Co 11. 1). Por isso é que Jesus disse: Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade (Jo 17. 19). Isso não acontece fazendo reuniões, acontece quando nos relacionamos intensamente. Por isso, cada discipulador deve cuidar de poucos discípulos, pois assim poderá se relacionar e conhecê-los bem. Conhecendo-os bem, poderá através da Palavra e pelo exemplo, formar Jesus em todas as áreas da vida deles (Gl 4. 19). Jesus é o modelo para o qual todos nós devemos olhar, porém, Ele é visto no mundo através dos seus discípulos, que, ao praticarem todas as coisas que Ele ordenou, naturalmente serão vistos pelos homens que, por sua vez, glorificarão a Deus (Mt 5. 16).
    Somente uma pessoa que nasceu de novo permitirá ser ensinado em toda a sua vida pessoal: oração; proclamação do evangelho; relacionamentos no corpo de Cristo; família (como filho, pai, marido, irmão); trabalho (como patrão, chefe, empregado); sexo (como solteiro ou casado); negócios; estudos e etc.

               SÓ EXISTE UMA PROCLAMAÇÃO CAPAZ DE FAZER DISCÍPULOS PARA JESUS - É A PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO.

    Se anunciarmos o evangelho anticatólico, não faremos discípulos para Jesus. Se for o evangelho das ofertas, também não faremos discípulos para Jesus. Se for o evangelho da "lei" também não. Todos esses "evangelhos" o máximo que conseguem é transformar incrédulos em religiosos sem compromisso com Deus. Somente o Evangelho do Reino produz verdadeiros discípulos. "UM DISCÍPULO É ALGUÉM QUE RENUNCIOU A TUDO E SE ENTREGOU TOTALMENTE A JESUS."  Só o Evangelho do Reino produz gente assim.
     O principal problema do homem para com Deus é a independência, a rebeldia. O ser humano não quer que Deus o governe. Porém, quando ele ouve o Evangelho do senhorio de Cristo sobre a sua vida e crê, recebe a ordem para se arrepender, mudando a atitude de independência para uma atitude de total dependência de Deus, de total submissão a Deus. 
     O Evangelho do reino não trata apenas os pecados do homem, ele vai na origem de todos os pecados, a independência de Deus. A cruz de Cristo mata o homem rebelde, e, pela ressurreição de Jesus, nasce um novo homem totalmente dependente de Deus (Cl 3. 1 - 10).
     O Evangelho do Reino é a proclamação da Vida e Obra de Jesus, e, a Porta de entrada do Reino. Assim que a pessoa declara fé em Jesus após ouvir a proclamação, em seguida, recebe duas ordens, ARREPENDA-SE E SEJA BATIZADO (At 2. 38)! A obediência dele a essas duas ordens é a prova de que tem fé suficiente para ser um discípulo. O arrependimento é a maior barreira que o pecador tem que transpor, pois ele é a morte do eu (Jo 12. 24), é o negar a si mesmo, o tomar a cruz, o perder a vida ( Mc 8. 34 - 35) e a renúncia de tudo quanto tem (Lc 14. 33).
    Jesus faz uma pergunta para todos os crentes, principalmente os atuais: Por que me chamais 'Senhor, Senhor' e não fazeis o que vos mando? Lucas 6. 46. 
    Não é aceitar a Jesus como o Salvador que garantirá salvação ao pecador, mas sim, recebê-lo como Senhor e Rei, o Dono e Amo da sua vida, aí sim, será salvo (Rm 10. 9).
    Somente alguém que passou pela Porta Estreita é que terá condições de andar no Caminho Apertado (Mt 7, 13 - 14). É no Caminho que somos ensinados, tratados e amoldados a Jesus. 
     Nosso Alvo como discípulos é ser como Jesus (Rm 8. 28 - 29; Ef 1. 4; 4. 13; Cl 1. 22; Fp 3. 12 - 15), pois Deus quer Uma Família de muitos Filhos Semelhantes a Ele para a sua glória.
     Discípulo é aquele que se rendeu completamente ao governo e domínio de Deus - menos que isso não serve para o nosso Deus e Pai. Então vamos Ser e Fazer DISCÍPULOS para a GLÓRIA de DEUS PAI!
               
      AQUELE QUE É PODEROSO PARA IMPEDI-LOS DE CAIR E PARA APRESENTÁ-LOS DIANTE DA SUA GLÓRIA SEM MÁCULA E COM GRANDE ALEGRIA, AO ÚNICO DEUS, NOSSO SALVADOR, SEJAM GLÓRIA, MAJESTADE, PODER E AUTORIDADE, MEDIANTE JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR, ANTES DE TODOS OS TEMPOS, AGORA E PARA TODO O SEMPRE!  AMÉM.

 Por Helmo Henrique A. Albuquerque
 Membro da 1ª Igreja Evangélica Congregacional de Aracaju

Nenhum comentário :

Postar um comentário