google-site-verification: googleda986d7809efab7d.html CONGREGACIONAL da SILVA: A PORTA DO REINO - O QUE É O BATISMO?

quinta-feira, 12 de maio de 2016

A PORTA DO REINO - O QUE É O BATISMO?

      O batismo faz parte do conjunto de ensinos relacionados a porta de entrada do Reino de Deus, portanto, deve ser praticado na Porta de entrada e não durante o Caminho. Este assunto precisa ser esclarecido, pois o batismo tem sido diminuído no decorrer do tempo. Ele foi reduzido a um mero "símbolo", mas contraditoriamente, se um cristão não passar por esse símbolo, não pode participar da Ceia do Senhor, cantar no coral da igreja ou no grupo de louvor, presidir departamento e fazer parte do rol de membros da igreja. Levamos meses para batizar um novo convertido, crendo no sofisma de que é preciso prepará-lo primeiro para depois batizá-lo. Ora, se é apenas um símbolo, por que tanta exigência para batizar um novo convertido? E essas exigências são as mesmas que os primeiros irmãos faziam para batizar alguém?
     
                 COMO OS PRIMEIROS IRMÃOS FAZIAM?
    Eles batizavam imediatamente após o novo convertido declarar-se arrependido. Vejamos os textos:
Atos 2. 38, 41: Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.
Era tanta gente (cerca de três mil pessoas) que os apóstolos não tinham como conhecer a todos. Eram romanos, árabes, afros, asiáticos.., gentes de vários lugares que creram, se arrependeram e foram batizados imediatamente.

Atos 8. 12: No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres.
Aqui, os samaritanos creram no Evangelho do reino e no Nome de Jesus, então, foram batizados imediatamente.

Atos 8. 36 - 38: Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? "
Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".
Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.
O etíope creu em Jesus e foi batizado imediatamente.

Atos 10. 44 - 48: Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.
Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios,
pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse:
"Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! "
Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias.
Aconteceu na casa do gentio Cornélio, e, ele e os seus foram batizados imediatamente sem passarem por uma classe de "catecúmenos".

Atos 16. 13 - 15: No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que se haviam reunido ali.
Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.
Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu.
Na cidade de Filipos, Paulo e os seus discípulos proclamaram o Evangelho para algumas mulheres que estavam na beira de um rio. Uma delas creu, se chamava Lidia, e foi batizada naquele mesmo dia junto com os da sua casa.

Atos 16. 30 - 33: Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? "
Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa".
E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa.
Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.
Um homem foi batizado junto com a sua família logo após crerem no Senhor jesus. Era madrugada. Não havia público para o ato ser uma "pública profissão de fé". 

Houve um batismo que não foi imediato, demorou três dias para acontecer. Foi o batismo de Saulo. Por que Saulo demorou tanto tempo para ser batizado? A resposta segura é que os discípulos desconfiavam da intenção de Saulo, e, por isso, não o batizaram imediatamente. Mas Jesus mandou um discípulo chamado Ananias ir até onde estava Saulo, para orar por ele e batizá-lo, e assim Ananias fez. Vamos ver os textos:
Atos 9. 17 - 18:Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo".
Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado
Atos 22. 12 - 16: "Um homem chamado Ananias, piedoso segundo a lei e muito respeitado por todos os judeus que ali viviam,
veio ver-me e, pondo-se junto a mim, disse: ‘Irmão Saulo, recupere a visão’. Naquele mesmo instante pude vê-lo.
"Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.
Você será testemunha dele a todos os homens, daquilo que viu e ouviu.
E agora, o que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.
Interessante, não é!? O batismo mais demorado foi três dias após a conversão de Saulo. Outra coisa interessante que noto nessa passagem é que, Saulo, havia se entregado ao Senhor três dias antes de ser batizado, e, segundo o conceito atual, no ato da sua conversão, ele já teria sido lavado dos seus pecados, porém, não é isto que Ananias declara. O que diz o discípulo? "Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados,invocando o nome dEle."  Essa é a deixa para entrarmos no que realmente é o batismo, segundo Jesus e os seus apóstolos. Veremos o que é batismo e as realidades espirituais associadas a ele.
                               
                                 O QUE É O BATISMO?

       O batismo é a nossa união com Cristo. No batismo somos colocados em Cristo, somos enxertados nEle, nos tornamos um com Ele.. 
       A fé nos une a Cristo, mas quando? Quando somos batizados. Por isso, os primeiros irmãos batizavam imediatamente, pois o batismo é uma ordenança de Jesus para esta fé se consumar.
       Não é apenas um batismo com água ou nas águas. É um batismo em Cristo. A preposição "em" indica lugar, e o nosso lugar é em Cristo, dentro de Cristo. Assim, estamos em Cristo porque ao crermos e nos arrependermos, somos colocados nEle pelo batismo,
“porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes.” Gl 3.27.
       A água é um sinal exterior, mas os apóstolos acreditavam que junto com o sinal exterior operava uma graça espiritual pela fé no interior daquele que era batizado. Daí a urgência em batizar. O sinal exterior não é o "levantar a mão" ou o "ir à frente", mas o batismo. É claro que se a pessoa não tem fé não deve ser batizada ( Mc 16. 16).

      QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA NOSSA UNIÃO COM
                             CRISTO PELO BATISMO?
      Muitos confundem as consequências do batismo com o próprio batismo, dizendo que ele é morte e ressurreição. Em parte é verdade, mas o batismo é a nossa união com Cristo e em consequência disto, morremos e ressuscitamos com Ele. Vamos ver as consequências desta união?
1. A morte de Jesus é a nossa morte.
Romanos 6. 3, 4b: Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?
Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo...
Colossenses 2. 12: Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo...
Colossenses 3. 3: Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
Para o que estamos mortos?
a) Para o pecado. Romanos 6. 6 - 7: Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;
pois quem morreu, foi justificado do pecado.
b) Para o mundo. Gálatas 6. 14: Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.
c) Para a lei. Gálatas 2. 19 - 20a: Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado com Cristo.
Romanos 7. 4: Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

2. A ressurreição de Jesus é a nossa nova vida.
Romanos 6. 4, 8, 11: Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova...Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos... Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.
2 Coríntios 5. 17: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
Efésios 2. 5 - 6: deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus...
Colossenses 2. 12: Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

3. Estamos nos lugares celestiais juntamente com Ele.
Efésios 1. 20 - 23: Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,
muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.
Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,
que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.
Efésios 2. 6: Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus...

4. Somos perdoados dos nossos pecados.
Atos 2. 38: Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

5. Somos lavados e purificados.
Atos 22. 16: E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

6. Somos salvos.
Marcos 16. 16: Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
1 Pedro 3. 21: ...e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

7. Somos introduzidos no corpo de Cristo, a igreja.
Efésios 4. 4 - 6: Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;
há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

    Toda obra de Deus no seu povo é "em Cristo". Fomos colocados em Cristo pela fé quando fomos batizados, e, toda a experiência de Cristo se torna, agora, realidade espiritual em nós.

                              Considerações finais 
a) A fé e o arrependimento são condições indispensáveis para o batismo.
(Mc 16.16; At 2.38). Por isso não devemos batizar crianças.

b) Se alguém pergunta como o ladrão da cruz foi salvo sem ser batizado, a resposta é que Deus pode abrir exceções, mas nós não temos essa autoridade.

c) Ninguém pode se batizar “de novo”. Se alguém crê que o seu batismo não foi válido (porque era uma criança ou porque não havia verdadeiramente se convertido), então não foi batizado, foi molhado. Deve portanto se batizar.
d) Se alguém diz: “Mas eu conheço casos de pessoas que não foram batizadas e vivem em santidade”. Ou então diz: “Mas Lutero era homem de Deus e cria no seu batismo infantil”. Nossa resposta deve ser que não podemos nos dirigir pela experiência dos homens, mas pela palavra de Deus.
    Obs: Aprendi no discipulado.

      Por Helmo Henrique Amparo Albuquerque
       Membro da 1ª Igreja Evangélica Congregacional de Aracaju

Nenhum comentário :

Postar um comentário