google-site-verification: googleda986d7809efab7d.html CONGREGACIONAL da SILVA: PORTA, CAMINHO E ALVO

quarta-feira, 13 de abril de 2016

PORTA, CAMINHO E ALVO

               
Porta, caminho e alvo é o pacote de ensinos que Jesus e os seus apóstolos deixaram para a Igreja. Esse pacote de ensinos aponta para Jesus e Sua vida e em como devemos viver e agradar a Deus. Jesus é a porta, Jesus é o caminho e Jesus é o alvo. 
                 A Porta fala da entrada no Reino Eterno do nosso Deus; são os Princípios Elementares do Reino, é o leite espiritual, é para crianças recém nascidas (Hb 5. 12) - esses princípios são o Arrependimento, a Fé em Deus, Batismos, Imposição de mãos, Ressurreição dos mortos, Juízo eterno (Hb 6. 1 - 2) e Confissão de pecados ( Tg 5. 16 ).
                O Caminho são todos os mandamentos de Jesus para nós (Mt 28. 20), é o estilo de vida dEle, é a vida dEle em nós (Gl 2. 20), fala do nosso proceder (1 Pe 1. 15 - 16), de como devemos pensar, sentir e viver nesse mundo, é a sã doutrina (Tt 2. 1). É no Caminho que Deus põe a nossa vida em ordem de acordo com o padrão estabelecido por Ele mesmo, esse padrão é Jesus (Ef 4. 13). Aqui o discípulo é tratado e prova que o Caminho é de fato apertado.
                O Alvo é a nossa vocação (Fp 3. 13 -14), é o supremo chamado, é o Propósito Eterno de Deus - uma família de filhos semelhantes a Jesus para a glória de Deus Pai (Rm 8. 28 - 29). Todos os discípulos são chamados e vocacionados para serem como Jesus.
                A igreja não precisa de outros projetos, pois já tem o projeto de Deus para ela. Com a Porta, Caminho e Alvo, a igreja sabe como iniciar, por onde andar e aonde chegar.
                Esse pacote de ensinos, Jesus deu aos discípulos em três anos e meio. Paulo passou três anos em Éfeso e nesse tempo ele lhes anunciou "todo o conselho de Deus" (At 20. 27). Os apóstolos não se preocupavam com conceitos "teológicos", mas sim em formar a imagem de Jesus nos discípulos. Eles não buscavam novidades e nem inventavam coisas, mas repetiam as mesmas coisas, catequizavam, assim, em três anos transmitiam todo o conselho de Deus. 
                 Na Escola Dominical o ensino é interminável. As pregações dominicais são assuntos intermináveis. Os estudos bíblicos são intermináveis. Os apóstolos faziam diferente, eles repetiam as mesmas coisas (Fp 3. 1; 1 Pd 1. 12 -15). Transmitiam de forma simples através do discipulado, e digo com convicção, um discipulado bem praticado dispensa a Escola Dominical e o excesso de reuniões. 
               "Deus não vai nos examinar sobre o nosso conhecimento a respeito do conteúdo da Bíblia. Ele vai nos perguntar como vivemos. A doutrina deve apontar para a vida dos discípulos (Tt 2.1-15)."

Por Helmo Henrique Amparo Albuquerque

Nenhum comentário :

Postar um comentário