google-site-verification: googleda986d7809efab7d.html CONGREGACIONAL da SILVA: DISCIPULADO

sexta-feira, 8 de abril de 2016

DISCIPULADO

                Atualmente, muitos pastores congregacionais estão falando sobre o tema DISCIPULADO. Em geral, tratam como um método de crescimento qualitativo e quantitativo, ou seja, mais um método para as igrejas, que por sua vez, ainda não sabem bem o que querem alcançar.
                Em 1989 comecei a tratar desse tema na 1ª Igreja Evangélica Congregacional de Aracaju, não como um tema isolado, mas sim como parte de um Plano Eterno que o próprio Deus estabeleceu para o seu povo, um Projeto de Deus para a sua igreja, o qual nós chamávamos de PORTA, CAMINHO E ALVO.  Portanto, o discipulado faz tarte de um pacote de ensinos que Deus deixou para a sua igreja, mas que, é rejeitado na sua totalidade, sendo aproveitado somente algumas coisas que acham convenientes, e, no momento, uma dessas coisas é o discipulado. Lembro que no comecinho da década de 90, nós em Aracaju, ensinávamos e praticávamos o PROPÓSITO ETERNO DE DEUS, e, houve nessa época uma reação antagônica e beligerante da diretoria da União de Igrejas, que nem sequer se preocupou em conhecer a fundo o que estava acontecendo, sendo sua única preocupação com o templo.

               Bom, e o que é o DISCIPULADO?
               Vou, antes de tudo, dizer o que ele não é. Discipular não é apenas informar - a transmissão oral é importante, porém o máximo que consegue é animar e informar. Discipular não é "fazer reunião de discipulado"- Jesus não chamou os doze discípulos para uma reunião de "estudo bíblico de discipulado", nem para uma "escola bíblica". Ele os chamou para "estarem com Ele" e para os enviar a pregar. Discipular não é dominar - o discipulador ensina pelo exemplo e não impondo força.
              Então, o que é o DISCIPULADO?
              DISCIPULADO É RELACIONAMENTO. Em Marcos 3. 14, notamos que Jesus chamou os doze para estarem com Ele. Jesus estabeleceu uma relação muito estreita com os seus discípulos para lhes ensinar pelo exemplo. "Jesus não era um homem de púlpito. Não era um homem de mensagens elaboradas ou entusiasmadas. jesus era um homem de relacionamentos. Seus discípulos aprenderam tudo vendo." (Ivan Baker)
             "Quando Jesus mandou os doze fazerem discípulos, não lhes foi difícil entender o que Ele estava mandando fazer. Eles nunca tinham visto um salão de reuniões, púlpitos, bancos ou conjuntos musicais. Entenderam que essa tarefa consistia em fazer com outros o que Jesus havia feito com eles no decorrer de três anos."" ( O propósito Eterno de Deus e como alcançá-lo, 2006)
              Discipulado é a prática de Jesus e não um método a mais. O discipulado é um vínculo que ajusta o novo convertido ao corpo de Cristo (igreja). Esse vínculo surge naturalmente quando alguém prega o Evangelho do Reino para outro e o batiza. Então, aquele que ganhou o outro para Cristo se torna responsável por sia vida. Isso significa que DARÁ DE SI MESMO ao seu discípulo.
            O discipulado visa a formação do caráter do discípulo em todas as áreas da sua vida - não é para "fazer crentes melhores", mas sim, para "apresentar todo homem perfeito em Cristo"
            É impossível discipular rebeldes (bodes). Só alguém que "negou a si mesmo, tomou a sua cruz, perdeu a sua vida e renunciou a tudo quanto tem" é que deve ser discipulado.
            Mais na frente dissertarei sobre o pacote de ensino chamado de PORTA, CAMINHO E ALVO.

Por Helmo Henrique Amparo Albuquerque

Nenhum comentário :

Postar um comentário