google-site-verification: googleda986d7809efab7d.html CONGREGACIONAL da SILVA: A PORTA DO REINO - JESUS, SUA VIDA E SUA OBRA

quinta-feira, 5 de maio de 2016

A PORTA DO REINO - JESUS, SUA VIDA E SUA OBRA

          Quem é Jesus? De onde Ele veio? Como viveu na terra? O que Ele fez? O que aconteceu com Ele? Pra onde Ele foi? O que Ele ainda fará?
           Jesus, sua vida e sua obra faz parte do conjunto de ensinos da Porta de entrada do Reino de Deus.
       Vou dissertar sobre oito pontos da vida e obra do Senhor, aliás, estes tópicos aprendi no discipulado.
       Jesus é tudo o que precisamos saber, conhecer e entender. Ele é o assunto da igreja. Ele é a Porta,o Caminho, a Verdade, a Vida, Ele é o Alvo. É, portanto, o tema da igreja. Não é uma religião, nem uma filosofia, ou um conjunto de regras de conduta moral. Ele é a Vida Eterna (João 17. 3). Vamos aos tópicos.

                        1. JESUS SEMPRE EXISTIU

      João 1. 1 - 3: No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle e sem Ele nada do que foi feito se fez.
      Colossenses 1. 15 - 17: Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades, todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, nEle tudo subsiste.
      Hebreus 1. 1 - 2: Tendo Deus outrora falado muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos pais pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem também fez o mundo...
      João diz que Jesus era conhecido nos tempos eternos como o VERBO (Logos). Ele é a causa, motivo, razão de tudo existir. Ele é o autor e executor da criação. Assim, Ele já existia como o VERBO ETERNO, antes de nascer como homem. Ninguém O criou, Ele sempre existiu. Ele é o próprio Deus, o Criador. Não é um "deuzinho" inventado por homens, mas o Deus que fez o homem e tudo mais que existe ou já existiu.

                       2. DEUS SE FEZ HOMEM
     Colossenses 2. 5 - 8: Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois Ele subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido na forma de homem, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
     João 1. 14: E o verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai.
     1 João 4. 2: Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confesse que Jesus veio em carne é de Deus...
     1 Timóteo 3. 16: ...grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido na glória.
     Romanos 8. 3: Porquanto, o que era impossível para a lei que se enfraquecera na carne, Deus enviando o seu próprio Filho em forma de carne pecaminosa, e por causa do pecado, na sua própria carne condenou o pecado.
      O que Deus foi capaz de fazer por amor aos homens? Esvaziar-se, humilhar-se, aniquilar-se. O Criador torna-se uma criatura. Por mais que eu me esvazie, por mais que eu me humilhe, não dá para comparar com o que foi o esvaziamento e humilhação de Deus na forma humana. Mesmo que eu me tornasse uma barata ou um verme, ainda assim não se compara ao esvaziamento e humilhação de Deus. Não foi só se tornar homem, Ele se tornou um homem menor que os outros (servo). O Criador se humilha de tal forma que como homem precisa obedecer a outros homens, seus pais, autoridades e leis. Lavou os pés dos seus discípulos, mostrando assim como se deve pastorear. Foi assim até morrer a morte mais humilhante. O Deus eterno se esvaziou quando se fez homem, mas continuou se esvaziando até a morte. O seu exemplo deve ser praticado por nós até o dia da nossa morte.
      Jesus se esvaziou da sua glória (João 17. 5). Abriu mão das suas capacidades como Deus, mas não deixou de ser Deus, somente não se apegou a isto. Fez tudo como homem na dependência do Espírito Santo. É o mistério da piedade (1 Tm 3. 16). Se o próprio Deus decidiu se submeter e obedecer, e nós, os seus discípulos, o que devemos fazer?

                 3. JESUS TEVE UMA VIDA PERFEITA E
                                IRREPREENSÍVEL.
     1 Pedro 2. 22: Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
     João 4. 34: Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e completar a sua obra.
     João 8. 29: Aquele que me enviou está comigo; Ele não me deixa só, porque faço sempre o que lhe agrada.
     Hebreus 4. 15: Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, foi tentado em tudo, mas não pecou.
     Hebreus 7. 26: Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus...
     1 João 3. 5: E bem sabeis que Ele se manifestou para tirar os pecados, e nEle não há pecado.
     O pecado de Adão foi fazer a sua própria vontade, e toda a humanidade é assim, mas Jesus fez a vontade do Pai. Foi tentado em tudo, mas diferente de Adão e de todos nós, Ele não pecou. Adão foi criado perfeito, mas pecou. Jesus veio em carne pecaminosa, mas não pecou. Agora, nEle, podemos ter uma vida santa e que agrade ao Pai eterno, fazendo a sua vontade.
     Jesus nunca pecou porque sempre fez a vontade do Pai, assim, também nós, devemos fazer sempre a vontade do Pai para não pecarmos. Por isso, precisamos conhecer a vida de Jesus para imitá~lo.

                 4. JESUS FEZ SINAIS E MARAVILHAS
     Atos 10. 38: ... como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, o qual andou por toda a parte fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele. Confira com Atos 2. 22.
    João 20. 30 - 31: Jesus operou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e crendo tenhais vida em seu Nome.
     Se Jesus abriu mão da sua glória e poder para ser homem, então, com que poder Ele fez os milagres e maravalhas? Na unção do Espírito Santo.
     Como homem Ele se esvaziou e dependeu do Espírito Santo para fazer toda essa obra. Muitas vezes queremos trabalhar na obra de Deus na força da carne, ou seja, capacidade intelectual, ótima retórica, sabedoria humana, e esquecemos de, como Jesus, depender do Espírito Santo (1 Coríntios 1. 26 - 27 e 2. 1 - 5). Só através de um constante esvaziamento é que podemos ter o poder do Espírito Santo atuando em nós e através de nós. É muito vergonhoso para mim quando vejo o meu Senhor e Salvador, o meu Mestre se esvaziando de tudo e eu não. Ele se esvaziou de tudo que era bom, pois nEle não havia maldade, já nós, relutamos em esvaziar-nos até dos pecados. Assim como Jesus, nos esvaziemos de tudo também.

                       5. JESUS MORREU POR NÓS.

     2 Coríntios 5. 21: Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus.
     Isaías 53. 5 - 6: Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e por suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos.
    1 Pedro 2. 24: Levando Ele próprio os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, a fim de que, mortos aos pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes sarados.
    1 Pedro 3. 18: Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito.
    Gálatas 3. 13: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.
    Por que Jesus teve que morrer? Por causa da justiça de Deus. Deus nos ama, mas Ele é santo e justo. Por ser santo o pecado lhe é ofensivo, e por ser justo, não pode deixar impune pecado e pecadores. Deus, em sua sabedoria, providenciou um meio de matar o pecado, salvar os pecadores e fazer justiça.
    Por causa do pecado todos os homens estavam condenados a morte eterna (Rm 6. 23). Ninguém prestava (Rm 3. 10). O castigo era terrível, e, a justiça de Deus exigia que só um homem totalmente perfeito pagasse o preço pelo resgate dos pecadores. Mas não havia nenhum homem assim, nenhum que preenchesse as condições. Por isso Deus enviou Jesus. Sua vida na terra foi perfeita, sem pecado, sem culpa. Ele preencheu os requisitos e podia pagar o preço. Mas o preço era altíssimo, a sua própria vida. Ele tinha que morrer e derramar abundante sangue. Tinha que se entregar voluntariamente no lugar dos pecadores e tomar o lugar deles na cruz, e assim Ele fez. Passou pelo que nunca havia passado antes, a separação de Deus. Provou o castigo que era nosso para nos trazer paz com Deus. 
    Agora, todos os que creem em Jesus são salvos da morte eterna e da ira de Deus. Aquilo que nos separava de Deus, o pecado, foi removido no corpo de jesus através da sua morte na cruz. Nós tínhamos uma dívida com Deus e Jesus a pagou. Agora temos paz com Deus.
    Vejamos alguns aspectos:
a) Com o pecado, ofendemos a santidade de Deus e provocamos a sua ira (Rm 1. 18). A morte de Jesus resolveu esse problema, pois foi PROPICIATÓRIA, ou seja, satisfez a justiça de Deus. Jesus preencheu todos os requisitos exigidos por Deus, e assim, o seu sacrifício foi aceito. Não eliminou a sua ira, mas a aplacou. Chegará o dia em que Deus derramará a sua ira sobre os que não creram em Jesus (Rm 3. 25; Hb 2. 17; 1 Jo 2. 2; 4. 10).
b) Por causa do pecado o homem foi condenado ao castigo eterno. A morte de Jesus, então, foi um SACRIFÍCIO, isto quer dizer que Ele nos substituiu, ocupou o nosso lugar levando sobre si o castigo que era nosso (Hb 10. 12; 1 Pe 2. 24; 3. 18).
c) O homem havia se tornado escravo do pecado e de Satanás (Ef 2. 2 - 3). A morte de Jesus foi REDENTORA, ou seja, Ele nos resgatou indo no mercado de escravos e nos comprando para sermos do seu Deus e Pai (Rm 3. 24; Ef 1. 7).
d) O pecado nos transformou em inimigos de Deus, sem comunhão com Ele. A morte de Jesus trouxe a RECONCILIAÇÃO com Deus, fez a paz (2 Co 5. 18 - 21; Cl 1. 21 - 22). Agora podemos novamente nos relacionar com Deus, ser amigos de novo, pois Jesus nos uniu.

                        6. JESUS RESSUSCITOU.

     Lucas 24. 1 - 8: No primeiro dia da semana, de madrugada, foram elas ao sepulcro com as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. Acharam a pedra removida do sepulcro. Entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Estando perplexas, pararam junto delas dois homens com vestes resplandecentes. Elas, com medo, abaixaram o rosto para o chão, e eles lhes disseram: Por que buscam entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, pois ressuscitou. Lembrai-vos do que vos falou na Galiléia, dizendo: É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ao terceiro dia ressuscite. E elas lembraram das suas palavras. Leia também Mt 28. 1 - 10; Mc 16. 1 - 14; Jo 20. 1 - 31 e Jo 21. 1 - 14.
     Atos 2. 24: Ao qual Deus ressuscitou rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.
    Romanos 1. 4: Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor...
    Romanos 14. 9: Porque foi para isto que Cristo morreu e ressurgiu, tornando a viver, para ser Senhor de vivos e mortos.
    1 Coríntios 15. 3 - 8: Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Foi visto por Cefas e depois pelos doze. Foi visto uma vez por mais de quinhentos irmãos, dos quais a maior parte ainda vive, mas alguns já dormem. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por fim, apareceu também a mim, como a um abortivo.
     Atos 1. 1 - 3: Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, sobre tudo o que Jesus fez e ensinou, até o dia em que foi recebido nos céus, depois de dar mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolheu, aos quais, depois de ter padecido, apareceu vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus.
    1 Pedro 1. 3: Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus dentre os mortos...
a) A ressurreição de Jesus é a prova de que Ele é o Filho de Deus (Rm 1. 4).
b) A ressurreição de Jesus é a nossa nova vida (Rm 6. 4).
c) A  ressurreição de Jesus lhe garante ser homem para sempre (1 Co 15. 47), o homem do céu e o cabeça de uma nova raça (1 Co 15. 48 - 49).
d) A ressurreição de Jesus é a garantia de que ressuscitaremos na sua vinda (1 Co 15. 20 - 23).
     A nossa fé é baseada no Deus que se fez homem, morreu para nos salvar e ressuscitou para ser Senhor de tudo e de todos.

                             7. JESUS É EXALTADO

     Atos 2. 36: Esteja absolutamente certa toda a casa de Israel, que este Jesus a quem vós crucificaste, Deus o fez Senhor e Cristo.
     Filipenses 2. 9 - 11: Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira, que lhe deu um nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai.
    Mateus 28. 18: Aproximando-se dos seus discípulos falou-lhes dizendo: Toda autoridade me foi dada nos céu e na terra.
    Efésios 1. 20 - 22: Esse poder Ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se a sua direita nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo o nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés, e o designou como cabeça de todas as coisa para a igreja...
     1 Pe 3. 22: ...e que subiu ao céu e está à direita de Deus; a Ele estão sujeitos, anjos, autoridades e poderes.
     Exaltar a Jesus foi mais um ato de justiça de Deus, pois está escrito "humilhai-vos debaixo da poderosa mão de Deus, para que no devido tempo Ele vos exalte." Jesus é o exemplo da completa justiça de Deus; Ele se esvaziou, se humilhou, foi obediente até a morte, e agora, chegou a hora de ser exaltado e receber de volta a glória que tinha antes que houvesse mundo (Jo 17. 5). E foi isto que Deus fez.
     O Verbo eterno é recebido nos céus como foi profetizado pelo salmista em salmos 24. 7 - 10, mas agora Ele é o Verbo encarnado, o Deus homem, e é assim que Ele é exaltado. Existe um homem assentado à direita de Deus, Jesus Cristo, o Justo.

                             8. JESUS VOLTARÁ
      Mateus 24. 30 e 44: Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória... Esteja preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.
     Apocalipse 1. 7: Eis que Ele vem com as nuvens e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dEle. Assim será! Amém!
     1 Tessalonicenses 4. 13 -18: Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não tem esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu,, cremos também que Deus trará, através de Jesus e junto com Ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem,com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor  para sempre. Consolem uns aos outros com estas palavras.
     1 Coríntios 15. 51 - 52: Eis que lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.
     2 Timóteo 4. 1: Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos por sua manifestação e por seu Reino...
     João 14. 2 - 3: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que estejam onde eu estiver.
      Atos 1. 11: Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir.
    Tiago 5. 7: Portanto irmãos,sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas de outono e primavera.
    Os discípulos de todas as épocas tem uma viva e bendita esperança.., JESUS VOLTARÁ!!! O que será um dia de lamentação e terror para muitos, será um dia de gloriosa exultação para nós os discípulos de Jesus. É o dia esperado por discípulos que já morreram e por discípulos que ainda vivem.
    A segunda vinda de Jesus é um tema tão instigante que gera muita controvérsia entre os "teólogos" e várias interpretações. Então, vamos ver o que está claro para todos os cristãos.
a) A vinda do Senhor foi predita.
• Pelos profetas    Zc 14.3-5
• Por João Batista   Lc 3.3-6
• Por Jesus Cristo Jo 14.2,3
• Pelos anjos  At 1.11
• Pelos apóstolos  Tg 5.7; 1Pe 1.7,13; 1Ts 4.13-18

b) Como será a vinda do Senhor?
• Pessoal (e corporal) - Jo 14.3; At 1.10,11
• Visível - Ap 1.7; 1Jo 3.2,3
• Literal (real) - 1Ts 4.16

• Repentina (de surpresa) - Mt 24.42-44; 1Ts 5.1-3

c) Jesus voltará para:
• Ressuscitar os mortos em Cristo - 1Ts 4.16; 1Co 15.22,23
• Transformar os vivos em imortais - 1Co 15.51-53
• Arrebatar-nos para encontrá-lo nos ares - 1Ts 4.17
• Julgar e recompensar os santos - 2Co 5.10; 1Co 3.12-15
• Casar-se com a noiva (igreja) - Ap 19.7-9; 21.2 ;2 Ts 2.8
• Destruir o anti-cristo - 2 Ts 2.8
• Julgar as nações e a todos - Mt 25.31-33; 2Tm 4.1
• Acorrentar a Satanás - Ap 20. 2-6

“Certamente venho sem demora. Amém.Vem Senhor Jesus.”

                                 Apocalipse 22.20

Por Helmo Henrique Amparo Albuquerque

  







Nenhum comentário :

Postar um comentário