google-site-verification: googleda986d7809efab7d.html CONGREGACIONAL da SILVA: O ENSINO NA IGREJA.

terça-feira, 31 de março de 2015

O ENSINO NA IGREJA.

A simplicidade da Igreja Primitiva nos chama a atenção. Era uma igreja muito simples, os irmãos procuravam viver como uma família e viviam de maneira simples. O ensino também era simples.
O ensino deles apontava para Jesus, afinal, Ele é o Caminho, a Verdade, a Vida, Ele também é a Porta e também é o Alvo, é o Começo e o Fim. Certa vez alguém disse que "o Senhor nos mandou alimentar cordeiros e não girafas, e que aqueles que tem maior capacidade devem se inclinar para comer do prato dos pequeninos". Não entendemos as coisas de Deus por elucidação humana,mas sim, por revelação espiritual. Não necessitamos de um ensino intelectualizado ou acadêmico, precisamos sim, da presença do Espírito Santo, nosso professor que nos guia a toda a verdade. Tudo o que precisamos é depender de Deus, ler a Palavra e pedir à Ele que nos ensine. Jesus disse: “Graças te dou ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos…” (Mt 11. 5, 6). 


1 Coríntios 1. 18-31

18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
19 Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes".
20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.
22 Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria;
23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios
24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.
26 Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.
27 Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.
28 Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,
29 para que ninguém se vanglorie diante dele.
30 É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,
31 para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor".


TRANSMITIR TODO O CONSELHO DE DEUS


Na Igreja Primitiva, os apóstolos sabiam o que tinham que ensinar. Eles se preocupavam em transmitir "todo o conselho de Deus", que era:

a) Revelar a Cristo
b) Tudo o que Ele ordenou
c) Os princípios de funcionamento da igreja

Eles não andavam atrás de novidades ou inventando coisas, não estavam preocupados em transmitir conceitos bíblicos ou teológicos, mas sim, "todo o conselho de Deus".

Os pastores eram formados na prática de "todo o conselho de Deus" e não em academias ou seminários. Eles eram discipulados no relacionamento com seus mestres, e, nele, aprendiam a guardar tudo o que Jesus ordenou, e, servindo, eram reconhecidos como pastores pelos apóstolos e pela igreja.
Os apóstolos sabiam que o alvo era formar Cristo em cada discípulo, assim, o ensino, era, principalmente, voltado para a formação do caráter dos discípulos.
Jesus levou três anos para ensinar aos discípulos tudo o que eles precisavam saber, "todo o conselho de Deus" (Mt 28.18-20). Paulo levou três anos para ensinar aos presbíteros de Éfeso tudo o que eles precisavam saber, "todo o conselho de Deus" (Atos 20.27). Se fizermos tal como eles fizeram, numa média de três anos, teremos discípulos amadurecidos, bem formados e pastores excelentes que compartilham o ministério.

"POUCAS COISAS, BEM ENSINADAS, BEM APRENDIDAS E BEM PRATICADAS". (Ivan Baker)


LOUVADO SEJA DEUS PELA SIMPLICIDADE DO ENSINO DE CRISTO!!!


Por Helmo Henrique Amparo Albuquerque
Membro da 1ª Igreja Evangélica Congregacional de Aracaju

Nenhum comentário :

Postar um comentário