google-site-verification: googleda986d7809efab7d.html CONGREGACIONAL da SILVA: O BATISMO É APENAS UM SÍMBOLO?

segunda-feira, 23 de março de 2015

O BATISMO É APENAS UM SÍMBOLO?




O batismo é um dos princípios elementares da doutrina de Cristo e assim sendo, é para ser realizado no início da caminhada cristã,imediatamente à decisão de seguir a Cristo. 

Em Mt 28. 19-20, Jesus põe o batismo logo no começo da vida com Ele, “Indo, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século". Jesus mandou batizar e depois ensinar, mas fazemos ao inverso, queremos primeiro ensinar pra depois batizar. A ordem não é aleatória. Existe um sentido em mandar batizar e só depois ensinar. 

Em Atos 2.38,Pedro ordena: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. Já em Mc 16. 16 Jesus diz: Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado. Jesus não falou quem crer e for salvo será batizado. Mas invertemos a ordem de Jesus. 

Em Atos,vemos a igreja cumprindo a ordem de Jesus, vemos a igreja fazendo discípulos e batizando, e lá encontramos 9 batismos que nos dão uma ideia da importância dele para os primeiros discípulos. Por que os apóstolos não esperavam sequer um dia para batizar um novo convertido? O batismo imediato era algo comum,como veremos nos textos a seguir. 

Atos 2. 38,41, eles não conheciam toda aquela gente, eram pessoas de várias cidades,poderiam ir batizando aos poucos,mas não..,batizaram os 3 mil no mesmo dia. 

Atos 8. 12, o único requisito exigido era que dessem crédito ao evangelho do reino. Não era necessário meses de estudo bíblico para que fossem batizados. 

Atos 8. 36-38, era um gentio e Filipe nem o conhecia, mas o batizou assim que ele declarou sua fé em Jesus. 
Atos 9.17-18; 22. 13-16, este é o batismo que mais demorou pra acontecer, foram 3 dias, e conhecendo a história podemos saber porque demorou tanto..,foi o batismo de Paulo. 

Atos 10. 44-48, este aconteceu na casa de Cornélio. 

Atos 16. 13-15, outro batismo imediato. 

Atos 16. 30-34, este batismo é emblemático,pois aqui não havia público para ser uma "pública profissão de fé", era por volta da meia-noite. Por que tanta pressa? Por que não esperaram o amanhecer? O que viam de tão importante no batismo para terem tanta pressa em batizar? 

Estou certo de que para eles o batismo não era um mero símbolo, e também não era um testemunho público de fé. Atos 18. 8, a única exigência aqui era crer na palavra. Atos 19. 4-5, assim que ouviram sobre Jesus, creram e foram imediatamente batizados. 
Podemos ver que a prática deles era muito diferente da nossa prática. Para eles, o batismo era tão importante que faziam a qualquer hora, com qualquer pessoa que cresse na pregação deles. Acredito que eles entendiam o batismo diferente do nosso entendimento. 

Qual é o ensino dos apóstolos? 

A maior parte dos textos sobre o batismo nas cartas dos apóstolos, fala das realidades espirituais associadas ao batismo,mas não fala claramente sobre o que é o batismo. Mas Gl 3. 27 nos dá uma luz sobre o que ele de fato é: "Porque todos quanto fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes. " Os apóstolos não viam apenas um batismo nas águas, ou com água, mas um batismo em Cristo. Era mais que um símbolo, porque aquele que se batizava, pela fé era unido a Cristo, colocado em Cristo, enxertado em Cristo e revestido de Cristo." (Ivan Baker) A água não tem nenhum poder em si mesma . 

Sem a fé do batizando, o simples fato de jogar água sobre ele ou de mergulhá-lo não tem valor nenhum. Mas o batismo foi a maneira que Jesus ordenou para que esta fé seja expressada e consumada. A fé juntamente com o batismo é o que une definitivamente o novo convertido a Cristo. O novo discípulo é colocado "em Cristo", "dentro de Cristo", "no corpo de Cristo", "é revestido de Cristo".

 Muitos na igreja hoje,pensam que há duas realidades separadas: uma realidade espiritual interior e um sinal exterior que não passa de um símbolo. Quando a pessoa crê, é unida a Cristo. Depois vem o batismo como um símbolo do que aconteceu. Por isso demoram tanto para batizar os novos. Mas os apóstolos não viam assim. Eles viam que juntamente com o sinal exterior operava uma graça interior pela fé daquele que era batizado. Por isso tinham tanta urgência. 

A igreja hoje trocou o sinal exterior que Jesus estabeleceu por outros sinais como “levantar a mão” e ir à frente”." (Jorge Himitian) Existem outras passagens que fala das consequências da nossa união com Cristo (Rm 6. 3,4,6; Cl 2. 12; 3.3; Gl 2.19;6.14; Rm 7.4; 6.8,11; 2 Co 5.17; Ef 2.5-6; 1.20-23; At 2. 38; 12.16; Mc 16.16; 1 Pe 3. 21; 1 Co 12. 13). Quem nos lava de todo o pecado é o sangue de Jesus. Mas quando? Quando somos unidos a Ele pelo batismo. Portanto, o batismo é o ato de unir o novo convertido a Cristo. É no batismo que ele é colocado em Cristo para viver toda a sua vida nEle. Assim, a morte de Cristo é também a nossa morte, e a sua ressurreição é a nossa nova vida. Assim, reinamos com Ele e tudo isto porque fomos batizados nEle. 

O BATISMO É ,PORTANTO,A NOSSA UNIÃO COM CRISTO,E,NÃO UM SÍMBOLO DELA.

Por Helmo Henrique Amparo Albuquerque

Nenhum comentário :

Postar um comentário